Eu torço pelo Brasil (e não tenho vergonha de dizer)

11 de junho de 2014
Apesar de tudo, levando em conta o tanto de gente revoltada nas redes sociais, eu confesso que me surpreendi quando fui dar uma volta na rua com os meus pais um dia desses e comecei a reparar o quanto a cidade está enfeitada para a Copa do Mundo.

Eu, no entanto, não sou mais uma daquelas pessoas que se diziam “contra” a copa do mundo no Brasil, mas que agora que toda a festa está prestes a começar comprou itens da cor da bandeira (ou até mesmo ingressos pra ver tudo de perto) e saiu por ai como se não tivesse falado tão mal, meses atrás.

Verdade seja dita, sem hipocrisia ou falso moralismo, eu não amo o futebol, mas quando o jogo é da Nossa Seleção, uma mistura de sentimentos toma conta do meu coração e é inexplicável o que todos eles juntos são capazes de provocar nos momentos dos jogos. É simplesmente incrível e só quem sente, sabe!



Dia desses vi uma entrevista sobre isso, era um humorista conhecido com “Carioca” (que na verdade chama Márvio Lúcio), que dizia assim: “Virou crime ser a favor da Copa. Ninguém tem coragem de assumir publicamente.” E através dessas palavras, enxerguei exatamente o retrato do que tenho observado nos últimos meses.

Eu, a vida toda torci para o Brasil ganhar. Cresci assistindo os jogos da Copa do Mundo, e tive o prazer de sentir na pele (e me lembrar disso!) uma vitória da Nossa Seleção. E agora, que o nosso país será a sede dessa competição (que mais parece uma festa), a ansiedade e a torcida é ainda maior. Pelo menos da minha parte.

Que fique claro: sou contra o governo. E concordo plenamente que a saúde, a educação, a segurança, assim como muitas outras áreas mereciam um maior respeito e investimento, do que um evento desse porte. Mas, acho que dessa vez nós “acordamos” tarde demais. Essas manifestações deveriam ter sido feitas muito antes das obras e os preparativos terem começado e com isso não to querendo ir contra a ideia de que “antes tarde do que nunca” e nem impedir ninguém de mostrar sua indignação pela situação do país, acho é que devemos usar isso de forma positiva: usando como exemplo, e nunca mais descansando frente a novas situações como esta que podem surgir, e principalmente não esperar chegar ao ponto que chegou pra reivindicar direitos. Uma boa sugestão foi dada também pelo “Carioca”, que disse: “Quer mudar as coisas? Espere a próxima eleição e vote consciente”. Concordei em partes. Não é preciso sair pela rua quebrando coisas. Mas também não acho que seja preciso esperar tanto (apesar do que, este ano tem eleições). Penso que todo mundo deve começar a pedir a mudança, no lugar em que vive. Na própria rua, no bairro, na escola, na faculdade, na cidade. Mudando primeiro o que está errado em si mesmo. Sendo a mudança que se busca no outro e no local onde se vive. As mudanças acontecem de dentro pra fora, dos lugares pequenos, para os maiores.

Sendo assim, eu estou pronta para receber julgamentos e críticas quando assumo e grito (pela via do blog) que sou a favor. Só não podia deixar de vim aqui dar o meu apoio pra todos os jogadores que entrarão em campo amanhã pra jogar pra valer, fazendo a bola rolar e se Deus quiser, pra trazer o HEXA para o nosso Brasil! Não é uma questão deles entrarem no meu blog e ver. Claro que não. Não sou uma garotinha de 12 anos, com essas pretensões loucas, o fato é que acredito na força do pensamento, no poder das vibrações positivas da torcida, esteja ela lá, no estádio ou em qualquer canto do mundo! Vamos Brasil!!! :D

(Essa é a Maria Victória, minha afilhada, toda animada para a primeira Copa do Mundo dela!)


(E essa, sou eu, animada, ansiosa e confiante, pouco antes do início da estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, já aguardando o momento de poder gritar os GOL's!)

Lista de músicas para animar ainda mais a Copa do Mundo
(E essa para mim, é muito especial, pois foi tema da conquista do 5º título de Copa Mundo, nosso Penta, que aconteceu quando eu tinha 6 anos!!!)

Entre todas as músicas, tem esta última, que une as duas coisas: a necessidade de mudança sendo questionada (e requerida de maneira correta), e a torcida pelo país, em todos os sentidos: inclusive no futebol! É uma música gospel cantada pela Fernanda Brum. Adorei! E por hoje é só, mas esta festa está só começando!!! Bora torcer gente! :D


"Vem que vai começar um mundo num só lugar. Cada canto do meu país Tem sede de ser feliz. É a voz da nação: Eu quero gol Ôô ôô ôôôôôôô... Vamos gritar Ôô ôô ôôôôôôô... É gol, é gol, é gol. Vamos espalhar felicidade, é a copa de todo mundo, vamos juntar o mundo todo pra batucar, pra batucar. Juntos vamos fazer o sonho acontecer. Seja em qualquer lugar, a galera vai cantar..." 

2 comentários

  1. Olá, no começo fui contra por causa dos gastos e tudo mais quanta coisa que o Brasil precisa melhorar, mas como ñ adianta fazer nada agora e sim na hora do voto para mudar de presidente.. O que faço é torce para ser campeão. bjooooos

    www.brunacatardo.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Eu sou a favor da Copa e hoje torci e gritei por causa do jodo da seleção. Fiz tudo isso sem vergonha, até porque, quem me segue no twitter (@jestiburcio) estava vendo que eu estava antenada no jogo. É óbvio que o Brasil está precisando de melhores hospitais etc e eu sempre vou lutar pela melhoria dos nossos direitos essenciais, mas fazer o quê? A Copa já está aí, já começou, já tem vários gringos... Acho que o povo antes de ficar reclamando no facebook deveria levantar a bunda da cadeira e fazer por onde. Ir protestar e, mais importante, votar decentemente ou, ao menos, mobilizar para que pessoas votem corretamente. Besos.

    jessica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.