Os três tempos

13 de março de 2014

Por mais repetitiva que sejam as palavras nesta frase, vou dizer: é preciso deixar de lado a mania que temos de deixar tanto tudo para depois. Se faz necessário, ter uma certa urgência, não para a busca de uma felicidade futura, mas sim, pelo encontro com ela agora, no tempo presente, que é o único sob o qual exercemos algum domínio.

Falar e pensar tanto no ontem, antes de ontem, e tudo o que já foi um dia, é querer estar de volta em um lugar onde já não se tem acesso concreto, onde não se pode mudar (nem que se deseje muito). 

Focar-se no futuro (seja qual for a circunstância e o objetivo disso) é deixar-se de lado. É privar-se dos prazeres do agora, e é também, além de tudo, perder um tempo precioso que mais tarde, não tão tarde assim, virá a ser um dos momentos (inalcançáveis e imutáveis) descritos no parágrafo anterior.  

É preciso viver o agora. Olhar para si mesmo e começar já a realizar seus desejos e atingir as suas metas. Por que deixar para depois? Não vejo razões, apenas desculpas: falta de tempo, de dinheiro, de autonomia... não importa! Faça o que pode fazer. Corra atrás daquilo que está ao seu alcance. Viva e curta a vida ciente de que existem e sempre existirão "faltas" e imperfeições. Parta do princípio de que para ser feliz NÃO BASTA QUERER, e sim, ter coragem o suficiente para se arriscar a VIVER!   

  • Onde eu me inspirei? A vontade de escrever sobre isso, veio das disciplinas de Psicologia da Personalidade, e Psicologia do Desenvolvimento III, que eu tenho tido aula nesse terceiro período da faculdade. Elas batem muito nessa tecla da importância do presente. Filosofar, discutir e argumentar sobre isso durante as aulas é algo que me dá o maior prazer e que me deixa sempre cheia de ideias, pensamentos e reflexões, então, é claro que eu não poderia deixar de organizar tudo isso no papel (e posteriormente, postar no blog)!  
Frases que se relacionam com o tema do texto: 
  • "Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã". (Dalai Lama)
  • "Vê se cai na real, porque o ontem não volta e o amanhã não espera". (A fila anda, Leonardo)
  • "Desfrute das pequenas coisas, porque talvez um dia você olhe para trás e se dê conta de que eram as grandes coisas". (Robert Brault)
  • "Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada". (A natureza das coisas, Flávio José)
  • "Toda hora, enquanto é tempo, vivo aqui neste momento. Hoje aqui, amanhã não se sabe. Vivo agora, antes que o dia acabe. Nesse instante, nunca é tarde... Vivo aqui e seja o que Deus quiser. Hoje aqui não importa para onde vamos. Vivo agora, não tenho outros planos. É tão fácil viver sonhando, enquanto a vida vai passando." (Amanhã não se sabe, LS Jack)

7 comentários

  1. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
  2. Sempre proucuro uma frase para inspirar meu dia, para falar a verdade até tenho aplicativo no celular rsrsrs. Adorei o post.

    Beijos

    Fabiana Cavendish- FB

    http://bonecanotavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É engraçado como muitas pessoas vivem presas ao passado e não dão valor ao presente até que ele se torne passado...
    Preocupação com o futuro todos temos, mas não podemos deixar de viver o agora. Quanto mais o tempo passa e mais contas essenciais chegam (mensalidade, fraldas, alimentação), temos mania de pensar no futuro em como melhorar a situação e no passado enquanto não tínhamos nada daquilo.
    É uma armadilha difícil de sair e fácil de se entregar.
    Beijos
    Lika
    FB
    http://www.likabylika.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da reflexão que você fez sobre a frase , realmente é assim mesmo!

    http://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/
    FB
    seg : Angela ferreira da silva
    face: Angela cristina

    ResponderExcluir
  5. Olá Amei a mensagem, bem isso foco no futuro, nunca para de lutar pelo seus sonhos.
    Linda passei aqui também para convida, a participar do primeiro sorteio que a fashion Criativa esta realizado.
    acesse o nosso blog e Participe!
    http://fashioncriativapr.blogspot.com.br/
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rhana, lidas reflexões é tão simples né verdade? As vezes tenho o sentimento de que as pessoas complicam tudo por nada, porque um dia já foi ou porque será daqui a tantos anos... Espero que você continue se inspirando nas suas aulas de psicologia, estas reflexões me lembram muito as tirinhas do Charlie Brown.

    Bzus,
    FB
    www.miniquiteria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Seu texto me deixou pensando em tanta coisa.. Essa minha urgência das coisas acontecerem, mesmo eu sabendo que é melhor aproveitar agora, e para de se preocupar tanto com o futuro.. mas é difícil.. Aprendi a lidar com o passado, levo tudo como experiencia, mas não fico remoendo, pensando e me perguntando sobre aquilo.. Agora futuro, as vezes me pego pensando nele e querendo viver aquilo.. Acabo deixando de aproveitar certas coisas que poderia, aqui e agora :) Enfim, perfeito.. caiu como uma luva!

    Beijão!
    FB http://nayaraoferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.